46 ANOS DE ASSOCIATIVISMO
Fundada em novembro de 1977 sob a denominação de Núcleo Serrano dos Engenheiros Agrônomos – NUSEA, com objetivo de fortalecer a classe agronômica e promover a integração técnica, profissional e familiar dos nucleados. A partir de 2001 passou a denominar-se como Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense – ASSEA, buscando o fortalecimento como entidade e a união da classe agronômica.
HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO
Por iniciativa dos Engenheiros Agrônomos João Carlos de Souza Palma, Pedro Alcantara Ribeiro e Joaquim Godinho dos Santos, estes dois últimos já falecidos, deu se início ao núcleo com objetivos de valorização da classe agronomica e da integração familiar entre os associados, com realização inclusive de jantares de confraternização, para comemoração do dia do Engenheiro Agrônomo. Participaram também da fundação os Engenheiros Sálvio Rodrigues Proença, Glênio de Oliveira Ferreira Itamar Bonelli e Cristóvão Bunn, com apoio de Raul Zucatto então coordenador de cooperativismo da ACARESC em Lages. Ao longo dos anos o núcleo apresentou um rápido crescimento e participação, por parte dos novos engenheiros agrônomos, até que em 2001 passou a atuar como entidade representativa na condição de pessoa jurídica. Atualmente conta com aproximadamente 150 associados.
IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO
Ao logo de sua história a associação tem contribuído significativamente com o desenvolvimento técnico, profissional, econômico, social e ambiental da serra catarinense, seja como representação associativa, ou como protagonista direta e indireta em eventos técnicos, auxiliar a administração pública, organização de eventos, promoção de debates e participação representativo nos assuntos pertinentes as áreas agronômicas, ambientais e paisagísticas de toda a região de atuação, bem como ao acolhimento de novos profissionais e integração familiar entre todos os associados.
CONFRATERNIZAÇÃO ANUAL
Realizado anualmente um grande encontro técnico e festivo, data esta comemorada em 12 de outubro, dia do Engenheiro Agrônomo, visando o envolvimento de todos os associados. Excepcionalmente este ano, em função das fortes chuvas que assolaram a região serrana, e em respeito aos demais catarinense atingidos pelas cheias e inundações, a data foi transferida para primeiro final de semana do mês de dezembro, portanto neste próximo final de semana.
A Parceria Ambiental parabeniza esta importante associação de classe e deseja sucesso no seu evento, que neste ano será realizado na Fazenda Quinze Dias, em Bom Jardim da Serra, evento este que também presta uma homenagem póstuma a Cândida da Silva Ribeiro, pelo seu exemplo, carinho e incentivo a toda classe agronômica.
0 comentário