Deve-se verificar qual a infraestrutura urbana disponível no terreno, como redes de água, drenagem, esgoto, energia elétrica, pavimentação, coleta de lixo e iluminação da rua
A compra de um terreno é o primeiro passo para quem deseja construir e o sucesso da construção depende de alguns fatores, entre eles o imóvel escolhido.
Alguns aspectos importantes devem ser considerados nessa escolha.
Localização
Analisar a localização e o entorno onde o imóvel está inserido é fundamental.
Também é necessário verificar qual a proximidade do terreno com serviços básicos, como escolas, supermercados, farmácias, entre outros.
Deve-se verificar qual a infraestrutura urbana disponível no terreno, como redes de água, drenagem, esgoto, energia elétrica, pavimentação, coleta de lixo e iluminação da rua.
Documentação
Para uma compra segura, a documentação do terreno deve estar correta.
É necessária uma análise da matrícula do imóvel, na qual estarão todas as informações importantes como localização, dimensão, registros e averbações; e também da certidão negativa de débitos do imóvel.
Parâmetros Urbanísticos
Os parâmetros urbanísticos são definidos pelo Plano Diretor da cidade. Estes parâmetros podem mudar de acordo com a localização do imóvel. A partir destas informações é possível determinar o zoneamento do imóvel, quais as atividades que podem ser instaladas e quais os índices construtivos, como taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, recuos e afastamentos.
Topografia
A topografia do terreno influencia diretamente no custo da construção. Terrenos com declives ou aclives podem ter um custo elevado com movimentações de terra (cortes e aterros), fundações e estruturas.
Posição Solar
A análise da orientação solar do imóvel avalia a posição que o imóvel fica em relação à luz do sol. Esta característica está associada a uma melhor qualidade de vida, ambientes mais arejados e com menor possibilidade de mofo, entrada de luz natural, conforto térmico e economia de energia.
0 comentário