Por definição técnica, a enchente e a inundação são partes do ciclo de um rio, causada geralmente por fortes precipitações pluviométricas, em cidades com sistemas de drenagem deficientes. Já os alagamentos representam um acúmulo de água artificial, eles não estão relacionados com corpos d’água naturais, mas sim pela  extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbanos e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas das cidades, em decorrência de precipitações intensas.

ORIGEM E CAUSA

Não tão somente em Lages, mas qualquer cidade localizada às margens de rios e córregos estão sujeitas às enchentes e inundações, provenientes do excesso hídrico em um determinado e curto período de tempo. Nestes casos, os cursos hídricos extrapolam o leito dos canais atingindo as áreas adjacentes, na proporção do volume de água gerado e na capacidade de escoamento do leito hídrico. Já os alagamentos são decorrentes do deficiente sistema de drenagem urbana, da topografia e do sistema de escoamento das águas pluviais.

CONSEQUÊNCIAS

As consequências são as mais variáveis, desde as ambientais como o assoreamento dos rios, acúmulos de terras e resíduos urbanos nos canais hídricos, represamentos de córregos e barragens; consequências sociais como o desabrigo de famílias que residem em moradias susceptíveis as estes fenômenos, falta de abrigo para atendimento temporário; consequências de saúde pública pelo risco de transmissão de doenças e consequências econômicas pelas perdas patrimoniais e posteriormente na recuperação dos estragos.

SOLUÇÕES

Primeiramente, há que haver um estudo completo de bacia hidrográfica das áreas susceptíveis, para elaboração de um planejamento eficaz de medidas preventivas e corretivas. Num segundo momento, a elaboração de leis e planejamento do Plano Diretor Municipal prevendo o uso e ocupação destas áreas e em um terceiro momento, ações efetivas para minimização e correção dos problemas apresentados.

COMO FAZER

Envolver o poder público municipal e estadual, entidades civis com ligações com a problemática, universidades, técnicos ambientais, comunidades atingidas, na promoção da discussão, estudo, pareceres com a finalidade de buscar soluções técnicas, sociais, ambientais e econômicas com a finalidade de minimizar, reduzir e ou dar fim as questões mais prementes para solução destes problemas.

Precisamos acabar definitivamente com a indústria do alagamento, partamos para ações que realmente possam, ao longo do tempo, apresentar soluções efetivas, reduzindo desta forma os riscos e sofrimentos que estas situações climáticas oferecem periodicamente.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *