Saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Inclui-se nesta lista o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais, fazendo parte do planejamento  municipal urbano das cidades. Neste aspecto, o esgotamento sanitário está ligado diretamente às condições de saúde pública, sendo um dos principais itens que compõem o saneamento básico.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA SERRA CATARINENSE

A região da Serra Catarinense, famosa por sua beleza e atrativos turísticos naturais, enfrenta desafios no que diz respeito ao saneamento básico. Dos 30 municípios que compõem a região, 23 deles (76,6%) ainda não implementaram um sistema coletivo de rede de esgoto, de acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). A baixa densidade populacional e os altos custos de construção e manutenção das estações convencionais são fatores que contribuem para esse cenário. Atualmente, Campos Novos lidera a região com 87% de cobertura, seguida por Capão Alto com 60,6%

ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM LAGES

Em Lages, o sistema de rede coletora de esgoto foi implementado a partir de 2003, abrangendo atualmente 42,3% da cidade. Cerca de 90.696 pessoas ainda não possuem acesso a esse serviço. A responsabilidade pelo esgotamento sanitário em Lages é atribuída à Semasa, autarquia municipal. De acordo com a Prefeitura, as obras de saneamento estão concentradas na avenida Ponte Grande, um dos pontos principais da cidade. Após a conclusão desses trabalhos, estima-se que a cobertura de esgoto aumente para 75% da população. Quanto ao abastecimento de água, Lages está mais próximo da universalização, com um índice atual de cobertura de 98,3%, de acordo com o SNIS. A meta estipulada pelo Marco Legal é alcançar 99% de cobertura.

IMPORTÂNCIA DA LIGAÇÃO NA REDE

Muitas pessoas ainda desconhecem a finalidade das caixas de concreto instaladas em frente às suas residências, porém, em breve, compreenderão sua importância. Essas caixas têm o objetivo de conectar os resíduos domésticos à Estação de Tratamento de Efluentes, permitindo que o esgoto seja adequadamente tratado e devolvido ao meio ambiente. As conexões à rede coletora de esgoto serão realizadas de forma gradual. Os moradores estão sendo informados por meio das contas de água de que já podem fazer as ligações. Nas famílias de baixa renda, a própria prefeitura será responsável pelo procedimento.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *