Quando se trata de meio ambiente urbano, se pensa logo nas condições ambientais da cidade sede do município onde se concentra a maioria da população, chamada de urbana, esquecendo-se, porém, daquelas localizadas no interior destes, as chamadas comunidades rurais, que apesar de uma baixa população, enfrentam a maioria dos problemas da comunidade maior.

DOS CUIDADOS COM AS COMUNIDADES RURAIS

Assim com área urbana, as comunidades rurais merecem os mesmos tratamentos administrativos e os mesmos cuidados ambientais e sociais que os habitantes urbanos, apesar de que as comunidades rurais sofrem menores pressões ambientais quanto a poluição e contaminação, mobilidade, trânsito interno, periculosidades gerais, sendo, no entanto, de responsabilidade do poder público a melhoria e a manutenção da qualidade de vida destas populações.

MAIORES DEMANDAS

As maiores demandas sociais e ambientais destas comunidades se referem a precariedade ou ausência do sistema de tratamento de água, recolhimento regular de lixo, controle sanitário, além da infraestrutura básica como escolas, atendimento médico/odontológico, transporte e vias públicas. Muitas comunidades rurais são atendidas ainda por águas de nascentes, as casas não possuem sistemas de tratamento de esgotos e o lixo gerado é incinerado ou destinado de forma incorreta no meio ambiente. Em outros casos, o sistema de coleta público é ineficiente e a periodicidade muito longa. Além das deficiências em infraestrutura de serviços, tecnologia, comunicação e na qualidade do transporte público.

ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES

A participação das comunidades rurais, através de um conselho participativo local, inclusive com assento no planejamento urbanístico através do Plano Diretor Municipal, é de suma importância para obtenção de atendimento às demandas e necessidades locais, discutido internamente seus problemas, cobrando de seus representantes e verificando a execução dos serviços públicos 

VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES RURAIS

A valorização das comunidades interioranas reduz o êxodo rural, fixa o homem ao campo, melhora a qualidade de vida das pessoas que ali vivem, reduz as desigualdades sociais. Com isto, haverá maior interesse pela permanência no meio rural e consequente incremento de mão de obra local.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *