O xaxim (Dicksonia sellowiana) é uma samambaia arborescente nativa da região Sul do Brasil, especialmente presente na Serra Catarinense. Comumente conhecido por suas frondes exuberantes e tronco característico, o xaxim é uma espécie emblemática que desempenha um papel fundamental nos ecossistemas locais.
A IMPORTÂNCIA DO XAXIM
Entre suas principais contribuições estão a regulação do microclima onde as frondes densas do xaxim ajudam a regular a temperatura e umidade do ambiente, criando condições favoráveis para outras espécies vegetais e animais; a proteção do solo, onde o sistema radicular do xaxim atua na prevenção da erosão do solo, garantindo sua estabilidade e evitando a degradação ambiental; habitat para biodiversidade, onde oferece abrigo e alimento para uma variedade de espécies, incluindo insetos, aves e pequenos mamíferos, contribuindo para a manutenção da diversidade biológica na região.
O RISCO DA EXTINÇÃO
A Portaria MMA nº 443, de 17 de dezembro de 2014, do Ministério do Meio Ambiente incluiu o xaxim na Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção. A inclusão do xaxim nessa lista tem como objetivo promover a proteção e conservação da espécie, estabelecendo medidas para sua preservação. Essa medida visa proteger a espécie e evitar sua exploração desenfreada, que tem levado ao declínio acentuado das populações naturais.
COMO PROCEDER EM NECESSIDADE DE SUPRESSÃO
De acordo com a legislação brasileira, o corte do xaxim é proibido em qualquer circunstância, exceto quando realizado para fins de pesquisa científica devidamente autorizada pelos órgãos competentes. Em casos de empreendimentos licenciáveis, onde houver necessidade de corte de vegetação nativa e possui no seu interior a presença das espécies de xaxim, este deverá passar por processo de remoção e transplante para outra área adequada. Em caso de supressão ilegal, onde haja algum dano causado ao xaxim ou seu habitat, as medidas cabíveis são as de reparação e compensação, conforme determinado pelos órgãos ambientais responsáveis.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e os órgãos ambientais estaduais como o IMA (Instituto do Meio Ambiente) são responsáveis por regulamentar e fiscalizar a exploração do xaxim, garantindo sua preservação e ações sustentáveis.
A preservação do xaxim é de extrema importância para a Serra Catarinense, visto que desempenha um papel vital na manutenção dos ecossistemas locais, oferecendo benefícios ambientais e contribuindo para a biodiversidade da região.
0 comentário