As possíveis mudanças nas políticas públicas e de investimentos, no Estado de Santa Catarina, com base nas eleições governamentais passadas, podem trazer um novo cenário econômico de prioridades e investimentos, conforme a visão e as prioridades do novo governador eleito. A Serra Catarinense, por ser uma das regiões mais desiguais no estado, necessita de atenção especial no tocante a investimentos e obras públicas relacionadas ao meio ambiente, a serem implementadas nos próximos quatro anos.

ÁGUAS E SANEAMENTO

Obras sanitárias nos diversos municípios da Serra são prioridades quando se fala em políticas ambientais, seja pela importância social que elas representam, seja pelo aspecto de preservação de águas, suas nascentes, córregos e rios, que dão origem e sustentabilidade no abastecimento público de muitas cidades a sua jusante, seja pelo fornecimento de água potável com sustentabilidade e qualidade e pelo tratamento sanitário dos efluentes gerados. A região possui diversos municípios com praticamente zero de saneamento ou em uma proporção muito baixa em relação ao mínimo necessário ao cumprimento da legislação estadual e federal.

INFRAESTRUTURA DE ACESSOS RURAL E URBANA

Por se tratar de uma região altamente promissora nos quesitos turísticos e produtivos, carece de uma melhoria significativa na infraestrutura de atendimento e mobilidade urbana e rural, como projetos de revitalização, valorização paisagística, acesso viário as principais áreas produtoras de maça, uva, soja, milho, e acesso viários aos principais investimentos na área de turismo ambiental.

ROTAS TURÍSTICAS E INTEGRAÇÃO DE EVENTOS

Fundamental o apoio governamental na divulgação e na realização de eventos turísticos regionais projetando estes a nível estadual e federal, com investimentos em infraestrutura e mobiliário de unidades turísticas como parques, centro de eventos e pavilhões de exposições e feiras, além de acessos facilitados a estes locais. A realização integrada de eventos regionais, em toda Serra Catarinense, é fundamental para a atração e manutenção de turistas na região por um período maior de tempo.

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS REGIONAIS

O incentivo à certificação de produtos de origem com marcas regionais e a facilidade de obtenção de selos de produção são essenciais para manutenção das características produtivas regionais, criando um mercado específico com destaque para os alimentos aqui produzidos, pelas suas características intrínsecas, pela influência ambiental de altitude e clima ou ainda pelos aspectos de produção cultural e regional de nosso povo.

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *